sábado, 19 de setembro de 2009

Yakisoba de frango

Adoro comida oriental de uma forma geral, mas o yakisoba já até virou prato nosso!! hehehe!
Super nutritivo e se preparado com cuidado e sem excesso de óleo fica bem light.
Aproveite!

Ingredientes

300 g de peito de frango cortado em cubos
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
2 cebolas
8 folhas de acelga
1 cenoura grande
10 arvorezinhas de brócolis
10 arvorezinhas de couve-flor
1 abobrinha italiana
1/2 xícara de cogumelos frescos laminados
2 dentes de alho espremido
2 olheres de sopa óleo (o que você costuma utilizar)
óleo de gergelin
shoyu
1 colher de sopa de amido de milho
lascas de gengibre
200 g de macarrão para yakisoba

Modo de prepraro

Cozinhe o macarrão como indicado na embalagem, cada tipo tem um preparo diferente. Escorra a água e reserve. Enquanto isso, prepare os legumes. A cenoura deve ser cortada em fatias finas, a abobrinha em fatias mais grossas, os pimentões e a cebola devem ser cortados em quadrados, e a acelga cortada em tiras grossas. Reservar. Numa panela grande, de preferência anti aderente, coloque as duas colheres de sopa de óleo deixe aquecer. Acrescente o alho espremido e o frango picado em cubos pequenos ao mesmo tempo. Deixe refogar bem, acrescente algumas gotinhas do óleo de gergelim e as lascas de gengibre. Acrescente os cogumelos frescos em lascas. Separadamente, coloque o amido de milho em um copo e dissolva com 1/2 xícara de chá de água e 1/2 xícara de chá de shoyu. Abaixe o fogo, e despeje esse caldo. Acrescente os legumes iniciando pelos mais duros. Cada vez que acrescentar um legume, mexa com duas colheres como se estivesse temperando uma salada, ao final quando os legumes ainda estiverem tenros e a acelga tiver muchado, retire do fogo e despeje numa tigela, volte com a panela para o fogo e coloque o macarrão já cozido e escorrido para fritá-lo, depois que ja estiver quente despeje o frango com os legumes (reservados na tigela), misture uma última vez, e sirva.

Algumas dicas:

- se não tiver disponível cogumelos frescos, pode usar champignon, mas eles devem ser acrescentados após todos os legumes.
- a panela ideal é uma wok, mas você pode usar uma outra que seja grande o suficiente e com anti-aderente.
- cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do fabricante, mas lembre-se que ele não pode cozinhar demais, se não você não conseguirá fritá-lo.
- o óleo de gergelin é delicioso e deixa um aroma tipico desse prato, mas cuidado ao utilizá-lo ele pode deixar o prato muito enjoativo.
- podem ser acrescentados pedaços de broto de bambu e broto de feijão também fica delicioso.

Bom apetite!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Salada rápida de repolho e atum


Oi pessoal, andei meio sumida, né?
Me desculpem, mas tenho andado muito ocupada com o trabalho.
Hoje vou dar uma receitinha de uma saladinha muito gostosa e fácil de preparar. Eu aprendi a receita com o Alberto do Sexy Help Desk
Valeu Xuxu!

Ingredientes

1/2 repolho
1 cebola grande
1 pimentão verde
1/a xícara de azeitonas verdes sem caroço picadas
1 lata de atum
cebolinha
azeite
sal
limão

Modo de preparo

Coloque 3 litros de água com um fio de óleo e 1 colher de chá de sal no fogo para aquecer. Corte o repolho em tiras finas e lave em água corrente. Após a água levantar fervura jogue o repolho picado lá para ser escaldado, assim que começar a ferver de novo deixe de 3 a 5 minutos, retire do fogo e escorra a água do repolho com a ajuda de um escorredor. Deixe escorrer bem a água. Descasque a cebola e corte em rodelas tão finas quanto consiga, coloque a cebola de molho em água com uma colher de sal, isso serve para retirar o excesso de ardor, cerca de cinco minutos são suficientes. Lave bem o pimentão, retire as sementes e também corte bem fininho no sentido transversal. Pique uns três ramos de cebolinhas. Numa tigela coloque o repolho bem escorrido, a cebola lavada e escorrida, o pimentão, a cebolinha, a azeitona e o atum. Com a ajuda de duas colheres misture todos os ingredientes e tempere de acordo com sua preferência. Colque na geladeira para ficar bem geladinha e sirva como acompanhamento ou como entrada.

Algumas dicas

- o repolho depois de escaldado e escorrido pode ser megulhaod em água fria ou gelada para resfriar mais rapidamente, só lembre de escorrê-lo muito bem para que a salada não fique aguada.
- a azeitona sugerida é a verde, mas utilize a de sua preferência, a preta apimentada também fica deliciosa.
- o atum em lata pode ser o que você estiver disponivel em casa, eu costumo usar o em pedaçoes em água, se for utilizar o que vem em óleo escorra um pouco para que a salada não fique muito gordurosa, e depois cuidado no tempero.
- uma pitada de cominho em pó pode dar um toque especial ao sabor.

Bom apetite!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bolo de fubá na caneca!!

Olá!
Eu estava procurando na internet um foto de goiabada para ilustrar a receita de beliscões e encontrei essa receita maravilhosa!
Aqui está o link para a receita no blog:
http://sabrith.blogspot.com/2008/08/bolo-de-fub-com-goiabada-em-3-minutos.html
É uma receita excelente pra quem está sozinho e morrendo de vontade de comer um bolinho e não quer nada grande nem trabalhoso!
Adorei! Transcrevo a receita abaixo o crédito é da Sabrith!
Aproveitem.

Ingredientes

1 ovo pequeno
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha e trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado01 colher (café) de fermento em pó

Cobertura

2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água

Modo de preparo

Derrame o ovo na caneca e bata com o garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até a massa ficar uniforme. Leve por três minutos ao microondas na potência máxima.

Cobertura: pique a goiabada, junte a água e ponha no microondas por um minuto. Espalhe sobre o bolo.

Dicas e truques

Caneca ideal - Separe uma caneca com capacidade de 300 ml. Se for menor que isso você corre o risco de ver os ingredientes vazarem do recipiente. A caneca deve ser apropriada para uso em microondas.

Unte bem - depois de preparar a receita, passe manteiga e polvilhe farinha em outra caneca e despeje a massa. Assim o doce não gruda e não quebra ao desenformar.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Beliscão de goiabada

Tenho um amigo que adoro esses petit fours. Ai está a receita para ele.
Um abraço Diogo!
São deliciosos para acompanhar o café!

Ingredientes


2 xícaras de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de margarina sem sal (200g)
200 g de goiabada em pedacinhos

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes e amasse até ficar uma massa uniforme. Faça pequenas bolinhas e abra com os dedos, coloque um pedacinho de goiabada e junte as pontas com um beliscão. A maneira mis fácil e eficiente de assar é colocar um papel alumínio na assadeira sem untar. O forno deve ser pré-aquecido entre 180 e 200 graus. Leve os beliscões ao forno por 15 ou 20 minutos ou até que fiquem douradinhos. Armazene num pote hermético, mas antes deixe esfriar.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Escondidinho de Carne Seca

Oi pessoal!
Hoje pela primeira vez vou publicar a receita enviada por um leitor, ups!, seguidor!!! É isso mesmo: seguidor! Ele me segue e eu o sigo no Twitter! Alias, quem quiser pode seguir a gente por lá: @angouveia e @eric_twittando
O Eric também tem um blog http://ericdoregobarros.blogspot.com/ passem lá para dar uma olhada! muito legal!
Um super abraço para o Eric e muito obrigada pela receita!!! Aproveitem!

Ingredientes:
130g de carne seca demolhada
meio dente de alho
2 colheres (chá) de cebola
3 colheres (sopa) de molho de tomate
2 1/2 colheres (sopa) de catupiry
1 colher (sopa) de salsinha
2 1/2 colheres (sopa) de creme de mandioca
10g de parmesão
1/4 folha de couve
2 1/2 colheres (sopa) de abóbora
1 colher (chá) de azeite
sal a gosto

Purê de mandioca
250ml de leite
250g de mandioca congelada
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
sal a gosto

Modo de Preparo:
Saltear a carne seca em azeite, adicionar a cebola e o alho até ficarem translúcidos. Adicionar o molho de tomates, a salsinha picada, o catupiry, a abóbora e a couve, verificar o tempero e reservar. Colocar essa mistura num recipiente que possa ir ao forno e cobrir com o creme de mandioca e o parmesão, levar para gratinar.
Purê de mandioca: cozinhar a mandioca em água e sal e escorrer. Bater em liquidificador com creme de leite e manteiga.

sábado, 15 de agosto de 2009

Tomate seco

Oi pessoal, essa semana pediram uma receita de como preparar tomates secos em casa.
Essa receita vai dedicada a leitora Marizete Sousa que fez a pergunta!

Bom, para preparar tomates secos é muito simples mesmo, a maior dificuldade é ter paciência e tempo. A dica aqui é: já que resolveu prepará-los em casa faça logo um monte (tanto quanto couber no seu forno)!

Escolha tomates bem vermelhos. Esses ficam mais bonitos e saborosos depois de secos.
Lave muito bem os tomates, se achar necessário utilize um esponjinha. Costumo deixá-los de molho por 15 minutos em hipoclorito (o mesmo que deve ser utilizado para higienizar saladas e vegetais em geral). Lave-os novamente depois para não ficar nenhum resíduo do hipoclorito.
Corte os tomates ao meio (como na figura abaixo) e retire as sementes.
Escolha assadeiras que aproveitem ao máximo o espaço do seu forno. Em cada uma delas coloque algumas gotas de óleo de cozinha e espalhe com um papel toalha. Arrume os tomates com a parte cortada virada para cima. Tempere levemente com sal e açúcar. O açúcar serve para diminuir a acidez do fruto. Ajeite as assadeirsa no forno sem amontoá-las.

Ligue o forno na temperatura mais baixa que conseguir. A porta do forno deve ficar meio aberta para que os tomates sequem e não cozinhem. Para isso, pode-se usar algum utensílio que mantenha a porta dessa maneira. O melhor que eu já usei foi uma rolha.

Os tomates devem ficar entre 3 e 5 horas dependendo da temperatura do forno e da espessura dos tomates. Você saberá que estão bons quando ele estive seco por dentro e bem enrrugado por fora. Não é necessário virá-los durante a secagem. Ao longo desse processo alguns podem ficar prontos primeiro, vá retirando e reservando para temperá-los todos ao mesmo tempo.

Após esse procedimento para secá-los tempere com orégano, manjericão e alho, ajuste o sal. Coloque em vidros e adicione azeite até deixá-los mergulhados. Conserve em geladeira bem fechados. Há quem tempere eles com vinagre balsâmico assim que saem do forno, mas isso é opcional.

O tomate seco pode ser usado no preparo de saladas, entradas, em sanduiches e numa variedade de pratos. O azeite em que ficam imersos também fica delicioso para temperar deiversos pratos.

Muito obrigada por enviar o pedido Marizete! Um grande abraço para todos!

domingo, 9 de agosto de 2009

Brigadeiro

Pense uma coisa que todo mundo adora???
Unanimidade >>>>> brigadeiro!!!
Esse docinho encanta desde ciranças até as vovós!
Resolvi colocar essa receitinha aqui hoje, porque estava no msn e um amigo que está no Canadá me pediu pra explicar como fazia. Saudades de você Giba!! beijos

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 ou 3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de marganina ou manteiga

Modo de preparo

No micro ou no fogão é só misturar todos os ingredientes e esperar o ponto de enrolar os docinhos.
No micro é importante colocar num refratário ou numa tigela de borda alta para não derrubar. Em média 10 minutos são suficientes, mas tem que sempre dar uma olhadinha pra não derrubar. Durante o cozimento é comum o aspecto de "suflair". Abra e misture com uma colher.
No fogão tem que ficar mexendo o tempo todo para não pegar no fundo até desgrudar da panela.
Uma dica que fica deliciosa é depois de cozido acrescentar metade de uma lata de creme de leite que fica delicioso!
Muito cuidado que o brigadeiro fica muito quente e pode causar queimaduras sérias.
Aproveitem!

domingo, 26 de julho de 2009

Feijão amigo

Oi pessoal! Estou em casa assistindo TV e comendo um feijão amigo delicioso!
Bom, essa história de feijão amigo, começou a três carnavais no Rio. Isso mesmo, tempo contado em carnavais, hehe!
Segundo meus amigos cariocas, e como já pude perceber, lá no Rio o pessoal consome muito mais feijão preto que a gente aqui em Sampa. Ficamos mais restritos a utilizá-lo para feijuca. Muito engraçado que o que mais se consome aqui é o carioquinha.
Essa receita que eu vou passar hoje eu mesma criei, não que seja uma grande coisa essa de receita de feijão, na realidade é mais um estímulo para vocês provarem comer o feijão dessa maneira "amiga".
Tudo quanto é botequim no Rio serve o caldinho de feijão ou o tal feijão amigo. Vem normalmente numa caneca ou cumbuquinha. Mas qual é essa de chamar de amigo???? Olha eu acho que é amigo porque além de ninguem ir pra boteco sozinho, ainda mais no Rio, ele se torna seu amigo fiel no dia seguinte de uma bebedeira!! Ainda mais no Carnaval agitadão! Minha primeira vez com o feijão amigo foi na casa dos pais de um grande amigo o Marcello! O super feijão da Dona Maria!! Incrível mesmo!!! Ai virou tradição! não passo sem meu feijão amigo! A foto é a vista da casa deles!
E chega de conversa, vamos a receita!!!
Ah! Só mais uma coisa fiz um receita pequena pra mostrar que não precisa de caldeirão pra fazer feijão.
Ingredientes

2 xícaras de feijão preto escolhido
150 g de costelinha de porco (eu vou no açougue e peço por uma pontinha de costela de porco só para dar gosto no feijão aquela sem ser salgada mesmo) esse é o ingrediente chave para o sabor!
1 cebola
1 colher de sopa de alho moido
1 folha de louro
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de cachaça

Preparo

Pego a panela de pressão, nesse caso pode ser a pequena mesmo, e coloco tudo junto. Feijão, costelinha sem cortar, a cebola descascada e corta em quatro, o alho, o louro, o óleo e a cachaça.
Cubro com o dobro de água da altura do feijão e coloco para cozinhar na pressão. Na hora que pegar pressão deixo cozinhar por 15 minutos. Tiro a pressão acrescento mais água até o dobro do volume do feijão de novo, coloco uma colher de sopa de sal, e deixo cozinhar mais 30 minutos. Desligo a panela e deixo que perca a pressão sozinha. Quando isso acontecer, abro, provo o sal e vejo se o feijão tá cozido, se não volto mais 10 minutos para a pressão, se sim, deixo apurar com a panela destampada, para reduzir a quantidade de água e desmanchar alguns grãos engrossando o caldo.

Ai para servir o segredo é ter uma farofinha gostosa e uma pimentinha ardida. Pra tomar com cerveja é o que há! Convide os amigos e se delicie! Se quiser fazer em maior quantidade fique a vontade! Para deixar mais incrementado coloque paio e bacon, fica delicioso.

Abração

terça-feira, 14 de julho de 2009

Torta salgada de liquidificador

Ingredientes

3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícaras de maizena
1 colher de fermento em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de salsinha
50 g de queijo ralado

Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador e colocar numa forma untada e enfarinhada.
O recheio pode ser o que você quiser. Basta colocar por cima da massa na assadeira e mexer com um garfo sem deixá-lo tocar no fundo ou nas laterais da forma. Cobrir com rodelas de tomate e salpicar o queijo ralado por cima.

Minha sugestão é de atum!

Ingredientes:
1 lata de atum
1 cebola picada
1 colher de sobremesa de alho
1/2 colher (de café) de cominho
1/2 xícara de azeitona
1/2 xícara de ervilha
1/2 xícara de milho
3 colheres de azeite
1 colher de alcaparras

Refogue a no azeite a cebola e o alho. Junte as alcaparras e o atum, o milho, a ervilha e por último a azeitona. Tempere com o cominho e ajuste o sal.

domingo, 12 de julho de 2009

Torta salgada - vários recheios

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo
1/2 pacote de gordura hidrogenada vegetal
1 copo de yogurte
2 ovos
1 pitada de fermento em pó quimico

Modo de preparo


A primeira coisa a fazer nessa receita é deixar a gordura hidrogenada fora da geladeira para que ela fique a temperatura ambiente e seja mais fácil de trabalhar. Misturar todos os ingredientes numa tigela grande e ir amassando. A massa deve soltar das mãos, se for necessário vá acrescentando farinha de trigo aos poucos. Essa massa pode ser guardada na geladeira para ser aberta mais tarde, só deve ser colocada dentro de um saco plástico ou pote hermético para que não ficar seca.
Polvilhe uma superfíce limpa com farinha de trigo e abra a massa com o rolo no tamanho ideal para forrar o pirex ou forma. Se preferir pode ir colocando pequenos pedaços de massa no fundo da forma ou pirex até cobrí-la por completo. Lembre de deixar massa para cobrir depois que colocar o recheio. Depois que colocar a massa fazer algum furos com o garfo para que ela possa "respirar" e não grudar na forma. Essa receita deve render dua tortas médias.

O recheio é um caso a parte. pode-se fazer desde o mais simples ao mais elaborado. Isso que vai deixar a torta mais sofisticada ou não. Aqui vou colocar algumas sugestões.

De frango:
Cozinhe na panela de pressão um peito de frango inteiro. Acrescente alguns temperos antes de colocar pra cozinha: 1 folha de louro, 1 colher de chá de sal, 1/4 de um limão, 1 colher de chá de mangerona. Estes temperos ficam ao paladar de cada um. Não tenha medo de usar muitas ervas. Deixe cozinhar bastante, assim fica mais fácil desfiar o frango (tarefa não muito agradável!!). Depois de cozido e desfiado, refogue junto com 1 cebola e 2 ou 3 dentes de alho amassado. Acrescente um pouco de páprica, ou colorau ou ainda se preferir pode colocar umas duas colheres de ketchup. Acrescente uma lata de milho escorrida, pode colocar também uma cenoura pequena ralada. Dissolva uma colher de farinha de trigo num copo (meio de leite e meio de água) e coloque na panela mexendo para dar uma consistência cremosa ao recheio. Deixe esfriar um pouco antes de colocar na massa.
No caso de frango combina muito catupiry. Eu coloco o recheio e cubro totalmente com o catupiry, coloco pra assar sem tampa. Na hora de servir acrescente batata palha por cima. Além de delicosa fica muito bonita.

De palmito:
Escorra um vidro de palmito ou (250g de pupunha). Pique uma cebola e refogue com alho. Acrescente um tomate picado deixe secar um pouco da água e misture o palmito picadinho ou em rodelas. Tempere com orégano, majericão e alecrim. Também use o truque de dissolver uma colher de farinha num copo (meio de água e meio de leite) pra deixar o recheio mais cremoso. Mexa até engrossar e acerte o sal. Eu costumo deixar esfriar e colocar um pedaços de queijo no meio. Antes de colocar como recheio.

De presunto e queijo:
Se tiver em pedaços e tiver um processador, coloque quantidades iguais e misture no processador. Se não rale ou pique mais miudinho possivel. Misture 1 cebola e um tomate picados com orégano.Dissolva uma colher de farinha num copo (meio água e meio leite), leve ao fogo deixe engrossar e quando estiver mais frio misture ao restante. Esse recheio não pode ficar muito próximo da borda, proque queijos costumam transbordar. Cuidado.

De escarola:
Lave um maço de escarola. Pique umas 100 gramas de bacon, deixe frita sem óleo algum. No óleo que ele solta refogue uma cebola picada e três a quatro dentes de alho laminados. Acrecente a escarola picadinha e refogue até secar quase toda a água.
Espere esfriar acrescente 200 g de ricota amassada e temperada com azeite e sal. Misture tudo e recheie a torta.

sábado, 11 de julho de 2009

Tortinha de maçã rápida


Essa receita é super fácil! Quem me deu foi minha amigona Leninha!
Fica delicioso para servir com sorvete de creme!

Ingredientes
5 a 6 maçãs médias sem casca
3/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de manteiga derretida
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de suco de limão
3/4 de xícara de farinha de rosca
1 colher de chá de canela em pó
1/4 de copo de água
manteiga para untar o pirex

Modo de preparo

Untar um pirex quadrado com manteiga. Espalhar as maçãs cortadas no pirex, polvilhar as maçãs com 1/4 de xícara de açúcar misturado com 1/2 colher de chá de sal e 1 colher se sopa de suco de limão.
Numa tigela peneirar junto: a farinha de rosca, 1/2 xícara de açúcar e uma colher de chá de canela em pó. Misturar a manteiga derretida e mexer bem até ficar uma farofa.
Espalhar essa farofa por sobre as maçãs e salpicar 1/4 de copo de água. Levar ao forno médio por 30 a 45 minutos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pudim de leite



Essa receita é da minha avó. Além de ser deliciosa é super prática.

Ingredientes

2 xícaras de leite em pó
2 xícaras de água fria
4 ovos
8 colheres rasas de açúcar

Modo de preparo

Utlizar uma forma de furo no meio. Caramelizar a forma. 1/2 xícara de açúcar e duas colheres de água. Deixar ferver até ficar em ponto de fio.
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar na forma caramelada. Colocar para assar em banho maria numa forma maior com água já quente.
Assar em forno alto por aproximadamente 30 minutos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Bolo de mandioca

Deliciosa receita passada pela Ana Maria. Fica bem umido o bolo e doce na medida certa!


Ingredientes

1 kg de mandioca
100 g coco ralado
1 vidro de leito de coco
5 ovos
2 1/2 xícaras de açúcar
2 colheres de manteiga (100g)
1 colher de sopa de fermente bem cheia

Modo de preparo

Ralar a mandioca. Levar para ferver o leite com o leite coco. Misturar a mandioca e mexe com o garfo até ela ficar meio transparente. Bater os ovos com o açúcar. E depois acrescenta a margarina sempre batendo. Após escaldar a mandioca no leite jogar por cima o creme batido (ovos, açúcar e margarina), mistura com uma colher de pau e acrescentar o fermento por ultimo.
Colocar na assadeira untada com margarina e açucar. Assar no forno alto.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Guacamole e queso!

Eu tinha ficado devendo essa receita para acompanhar o chilli!

Ingredientes
1 abacate maduro
2 tomates
2 cebolas
1 xícara de salsinha picada (coentro)
suco de 2 limões
6 colheres de azeite
sal a gosto

Modo de preparo

Primeira coisa a fazer é picar a cebola e deixá-la de molho em sal e água morna, para tirar o excesso de acidez. Retirar as sementes dos tomates e picá-los. Retirar toda a polpa do abacate com um colher e amassar com um garfo, ir colocando o suco do limão para não ficar escuro. Escorrer a cebola e enxaguar para tirar o excesso de sal. Numa tigela colocar a cebola, o tomate e o acabate, mistura tudo e acrescentar a salsinha. Temperar com sal, azeite e mais limão se achar necessário.

Se você é como eu que não gosta de coentro, coloque salsinha.

O queso é muito fácil:
1 pote de requeijão de cheddar, 4 colheres de leite e 4 colheres de creme de leite. Misture tudo e sirva.

sábado, 27 de junho de 2009

Estrogonofe de carne


Para a receita abaixo você deve escolher uma carne que fique macia. Filet mignon, contra-filét, alcatra. Toda vez que é necessário fritar carne pode endurecer-lá. Além de escolher o tipo certo, são necessários alguns cuidados para não deixá-la dura. Uma das coisas mais importantes é nunca colocar sal numa carne que vai ser frita, você pode estragar uma carne macia como o filét mignon se não souber fritá-la.
Para saber mais sobre essa receita russa entre no Comida, o blog gostoso do autor Chico Junior.

Ingredientes

400 gramas de carne
1/2 cebola bem picada
1 colher de chá de alho
1/3 de xícara de conhaque
2 colheres de mostarda
2 colheres de molho ingles
1/2 xícara de ketchup
1 c olher de café de páprica picante
1 xícara de creme de leite
1/2 xícara de champignon laminados

Modo de preparo

Se você tiver uma panela de ferro o estrogonofe ficará ainda mais saboroso. Colocar um fio de óleo no fundo da panela para fritar bem a cebola. Acrescentar o alho e a carne. Depois de dourada por fora acrescentar o molho inglês e o conhaque. Flambar a carne, para isso inclinar a panela e deixar pegar fogo, logo ele se extinguirá sozinho quando o álcool da bebida acabar. Acrescentar a páprica, e depois de bem dissolvida, a mostarda, o ketchup e o champignon. Apagar o fogo e acrescentar o creme de leite (sempre melhor se for o fresco pois esse você pode deixar ferver). Prove o sal e acerte se for necessário.
Servir com arroz branco e com batata palha ou com batata coradas no forno.
Para as batatas coradas, corte duas batadas em pequenos pedaços, coloque num pirex com azeite, sal e orégano. Asse durante o preparo do estrogonofe e do arroz.
Bom apetite!!!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bolo de Chocolate sem leite

Essa receita é para quem tem problemas com leite. Essa receita não leva leite e nem ovo!
Mas garanto que fica muito boa. Quem me passou a receita foi uma amigona a Bruna que tem um namorado com intolerância a lactose!

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de chocolate
1 xícara de óleo
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato
1/2 colher de chá de sal
2 xícaras de água fervente

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes numa tigela e bata com o batedor até ficar bem homogêneo.
Coloque no forno num a assadeira untada e enfarinhada.

Cobertura
1 xícara de açúcar penerirado
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de chocolate em pó (achocolatados têm leite)
3 colheres de sopa de água.

Leve ao fogo e mexa até levantar fervura.

Derrube no bolo ainda quente.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Carne assada marinada no vinho


Ingredientes

500g de coxão duro em pedaços grandes
2 xícaras de vinho tinto
4 colheres de alho picado
1 colher de alecrim
2 folhas de louro
2 cebolas cortadas em pedaços grandes
4 colheres de azeite
1/2 pimentão vermelho cortado em tirinhas
1 cenora cortada em rodelas
3 batadas cortadas em fatias de um dedo

Modo de preparo

Preparar a marinada. Colocar a carne numa tigela, acrescentar o vilho, o alho, o louro, o alecrim e a cebola. Cobrir e deixar marinar na geladeira de um dia para o outro.
Ligar o forno. Untar um pirex com o azeite e colocar a carne com toda a marinada, acrescentar o pimentão, a cenoura e a batada. Cobrir com uma folha de papel alumínio e deixar assar no forno.
Enquanto isso prepare o arroz branco para acompanhar. Pronto, é so servir e se deliciar.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Bolo de Cenoura com cobertura de chocolate

Essa receita hoje é de um delicioso bolo de cenoura e vem a pedido do meu querido Alberto! Claro que fiz o bolo também! Aproveitem!

Ingredientes


3 ovos
1 xícara de óleo
2 cenouras grandes raladas
3 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de açúcar
1 colher de fermento em pó

Modo de preparo

Aqueça o forno, unte a forma de buraco no meio com manteiga e farinha. Bata no liquidificador os ingredientes sem a farinha nem o fermento. Depois que estiver um creme bem batido despeje numa tigela e acrescente a farinha aos pouco sempre mexendo. Por último o fermento. Despeje na forma e leve ao forno. E prepare a calda enquanto assa.


Calda

1 colher de margarina
4 colheres de açúcar
1/2 xícara de leite
5 colheres achocolatado em pó

Preparo
Misture tudo numa penla e leve ao fogo. Mexa e deixe engrossar. Despejar sob o bolo ainda quente.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Risoto de shimeji e Medalhão de filet com gorgonzola

Para um bom risoto, um bom arroz arbóreo!
Esse prato é criação minha, e costumo servir com medalhões de filet mignon com queijo gorgonzola.

Ingredientes

1 bandeja de shimeji
1 xícara de arroz arbóreo
1 xícara de vinho tinto
4 colheres de manteiga
1 colher rasa de alho picado
3 colheres de molho shoyu
cebolinha picada
meio litro de caldo de carne quente

Modo de preparo

Colocar duas colheres de manteiga no fundo da panela e acrescentar o alho. Colocar o arroz e refogar até que fique quase transparente. Adicionar o vinho tinto e esperar quase secar. Colocar uma concha de caldo de carne e quando estiver quase seco o arroz colocar mais uma conha e mexer o arroz delicadamente. Enquanto o arroz vai cozinhando prepare o shimeji. Numa frigideira coloque o restante da manteiga e a cebola para dourar. Acrescente mais manteiga se julgar necessário e coloque o shimeji tempero com o shoyu e tampe a panela até muchar o cogumelo. Cozinhe por 5 minutos no fogo médio e desligue. Quando o arroz estiver cozido, acrescente o shimeji e a cebolinha picada. Acerte o sal. Mexa e sirva ainda quente.












Para o Medalhão com gorgonzola:


Coloque a frigideira para aquecer, coloque uma colher de óleo e espalhe com uma toalha de papel. Coloque os medalhões para fritar. Muito importante: não mexa ele da posição que foi colocado, não fique virando de um lado e de outro, e principalmente não aperte com o garfo. Deixe ele fritar em fogo médio alto por 5 minutos de um lado e depois vire coloque uma fatia grossa de gorgonzola só em cima dele (sem ultrapassar os lados do medalão) e deixe fritar o outro lado da mesma forma, sem mexer nem esfregar nem nada. Como esse queijo é bastante salgado não é necessário colocar sal. Se você quiser pode colocar sal antes do queijo no lado da carne já frita. Nunca tempere o filet mignon com sal antes de fritá-lo pode deixar a carne dura e seca.

Aproveitem fica delicioso!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Chilli (ou feijão com carne)


Esse é um prato de comida mexicana - chilli! Na realidade esse é o nome de um tipo de pimenta. Os mexicanos usam muita pimenta nos seus pratos. Costumam usar a pimenta até em alimetos servidos no café da manhã.
Cada um tem seu modo especial de preprar chilli. Na realidade essa receita que mostro aqui não me foi passada é baseada em chillis que já provei em festas de amigos e restaurantes mexicanos. Não é algo do tipo receita tipica. É um feijão com carne "coringa".
A minha receita não leva nem bacon, nem linguiça, se você quiser é só acrescentar na hora de refogar a carne.

Ingredientes

300g carne moida
200g feijão carioca
2 cebolas picadas
1 folha de louro
1 colher (de café) de páprica picante
1 pitada de cominho em pó
2 colheres de alho
4 colheres de molho pimenta
2 colheres de molho inglês
2 colheres de ketchup
3 colheres de óleo
1 xícara de purê de tomate
1 pimenta dente de moça
1 xícara de salsinha picada
sal

Modo de preparo

Deixar o feijão de molho por duas horas. Cozinhá-lo na panela de pressão por 10 minutos com a folha de louro e um fio de óleo. Verifique se está cozido e separe em duas partes. Retire a folha de louro. Uma das partes deve ser amassada com um garfo ou batida no liquidificador com um pouco de água do cozimento. Reserve. Refogar a cebola picada e o alho. Acrescentar a carne moida e continue refogando. A carne deve soltar água. Depois que ela estiver frita se ainda houver água acrescente o molho inglês. Acrescente os ingredientes seguinte e mexa entre eles: o feijão batido, o feijão inteiro, o ketchup, o purê de tomate, metade do molho de pimenta, o cominho, a páprica, e adicione um pouco de água (1/2 xícara) para cozinhar em fogo baixo. Acerte o sal.
O segredo é não colocar pimenta demais para que seja agradável ao paladar daqueles para quem você vai servir. Picar a pimenta dente de moça e retirar as sementes, colocar por cima para servir sem mistura no feijão com carne.

Servir com tacos, guacamole e queijo derretido.

domingo, 7 de junho de 2009

Pão de forma fácil

Essa receita de pão de forma é deliciosa.
Estou testando acrecentar alguns grãos para torná-lo mais "integral".

Ingredientes

1 ovo
¼ de xícara de azeite
¼ de xícara de óleo
1 e ½ xicaras de leite
½ colher de açúcar
½ colher de sal
1 tablete ou 1 envelope de fermento biológico
3 e ½ xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador sem a farinha de trigo. Importante que o leite esteja morno para "ativar" o fermento. A farinha deve ser peneirada e misturada aos outros ingredientes. Untar uma forma para pão com manteiga. Colocar a massa na forma e cubrir com um pano limpo e esperar a massa dobrar de volume. Durante essa etapa de crescimento da massa evite que ele seja colocada em superficies frias ou fica em local com vento. Isso impedirá o seu crescimento. Pré aquecer o forno na temperatura mais baixa por 5 minutos. Coloque a forma e inicie o cozimento nessa temperatura por 15 minutos aproximadamente. Sem abrir o forno aumente a temperatura para média e asse por mais e 40 minutos aproximandamente (ou até que o pão esteja corado).
Espere o pão esfriar para desenformar, ou corte ele na forma mesmo! Guarde ele coberto ou embalado para não ficar duro.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Nhoque de tomate seco


Oi! Essa receita é muito saborosa!
Sempre dá uma certo trabalho fazer nhoque, pia cheia de farinha, muita coisa pra limpar.... Aff!
Mas essa receita tem algo diferente! Pode prepará-la numa bacia e pronto.
O molho pra esse nhoque pode ser o mais básico que você quiser. Alguns tomates refogados no alho e azeite com umas folhinhas de manjericão fica perfeito. Claro que um bom queijo parmesão ralado vai dar o toque final! Vamos a receita:

Ingredientes

500 g de batata
300g de ricota fresca
200g de tomate seco temperado
2 colheres de sopa de manteiga (50g)
2 colheres de chá de sal
300g de farinha de trigo
2 ovos

Mode de preparo

Cozinhe as batatas sem casca e, quando estiverem macias, passea-as pelo espremedor ainda quente. Reserve. Pique bem os tomates com uma faca ou passe pelo processador.
Em uma vasilha, misture as batatas amassadas, a ricota amassada e o tomate seco. Adicione a manteiga os ovos, o sal e a farinha. Vá amassando tudo com as mãos até a massa ficar macia. Se perceber que está muito pegajosa acrescente farinha de trigo (povilhe aos poucos com a mão para não ressecar a massa). Faça bolinhas pequenas com as mãos e cozinhe em água quente com sal. Estarão cozidos quando subirem a superficie.
Sirva com o molha de sua preferência e queijo ralado.
Bom apetite!!!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Coalhada seca


Além de ser super saudável, é muito facil de fazer e deliciosa pura e como acompanhamento de outros pratos.

Ingredientes

1 litro de leite
1 copo de iogurte

Modo de preparo

Aqueça o leite até iniciar a fervura.
Deixe resfriar até que você consiga colocar seu dedo e mantê-lo por 10 segundos. Parece meio complicado assim né? Eu faço assim espero uns 15 minutos e pronto. Coloco o iogurte dentro e mexo com uma colher só pra misturar.
Passo isso para um recipiente com tampa e embrulho num pano de prato e depois num cobertor.
Deixe a temperatura ambiente. Deve demorar de 8 a 12 horas para tudo virar coalhada.
Essa mistura deve ser retirado o soro. Eu coloco um pano de prato limpo apoiado numa peneira e jogo a colahada por cima. Amarro bem o pano de prato e penduro em algum lugar com a bacia embaixo. Algumas horas depois o soro deve sair e está pronta a sua coalhada.
As quantidades pode ser multiplicadas, um litro rende aproximadamente um copo e meio. Mas se você quiser mais é só multiplicar a receita. Os tempos serão os mesmos.
Outro lembrete quanto mais tempo ela ficar escorrendo mais seca ela ficará. Encontre o ideal para o seu paladar!

Pode ser servida com quibe, para molho de saladas, junto com doces, com frutas. Combina com muitas coisas.

Tá ai! Beijos


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vaca atolada


Mandioca é uma delícia e server de acompanhamento em vários pratos! Um alimento cheio de energia e muito saboroso! Deve-se ter cuidado para escolher uma que seja não muito fibrosa para preparar esse prato!
Este é mineiro um tanto quanto calórico, mas delicioso! Acho sempre melhor prepará-lo no inverno! Coloquei alguns "truquezinhos" para diminuir as calorias e a gordura nos seus vasos!!

Ingredientes

1 kg de costela de boi corta em pedaçoes pequenos
1 kg de mandioca
2 cebolas
4 dentes de alho
salsinha picada
1 folha de louro
3 tomates
suco de 1 limão
colorau

Modo de preparo

No dia anterior ao preparo coloque os pedaços de costela numa panela e cubra com água. Deixe a ferver por 15 minutos. Reserve e espere esfriar coberto. Pode colocar na geladeira. No dia seguinte com a ajuda de uma espumadeira retire a camada de gordura que deve ter se formado em cima.
Numa panela de pressão refogue o alho, as cebolas e os pedaços de costela. Depois de bem douradas acrescente duas pitadas de colorau, suco de uma limão, e a folha de louro. Junte os tomates picados e refogue tudo mais um pouco.
Corte a mandioca em pedaçoes de diferentes tamanhos. Coloque a mandicoca sem o fio do meio, cubra com água tampe a pressão e deixe cozinhar até a carne estar macia. Lembre de ajustar o sal e acrescentar a salsinha picada antes de servir.

Fica delicioso com uma arroz branco bem soltinho!
Bom apetite!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Merengue de morango

Não sou muito de açúcar, mas essa é uma sobremesa que eu adoro.
Muito fácil de fazer e muito delicada!

Ingredientes

2 caixa de morango
1 pacote de suspiros
500ml de creme de leite fresco
açucar

Modo de preparo

Lava bem os morangos e tirar a folhinha verde.
Fatiar em laminas e colocar numa tigela. Polvilhar com açúcar suficiente para que o morango solte sua água e forme uma calda. Depois escorra os morangos e reserve a calda.
Bater o creme de leite com 2 colheres de açúcar. Se tiver essencia de baunilia acrescentar uma gotinha. Usar a batedeira, ou um batedor ou o mixer. Tomar cuidado para não bater demais e em vez de ter chantilly transformar o creme em manteiga.
A receita de suspiro também é muito fácil se vc não quiser comprá-lo pronto.
Basta bater clara de ovo com açúcar (velocidade máxima e durante no minimo 10 minutos). Assar no forno em assadeira untada com manteiga. Para cada clara uma colher rasa de açúcar.
Amassar os suspiros com a mão.

Montagem

Escolha uma tigela de preferência alta e de vidro. E inicie colocando uma fina camada no fundo de chantilly, por cima pouvilhe com os suspiros quebradinhos e jogue um pouco da calda dos morangos. Faça outra camada de chantilly e por cima coloque os morangos laminados, outra camada de chantilly e em seguida mais suspiro e calda. Siga assim até a borda a tigela. Por ultimo deve ser uma camada de chantilly.
Coloque na geladeira e deixe por pelo menos umas duas horas, claro se vc conseguir resistir!!

Fica delicioso e muito delicado para servir como sobremesa.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Quibe de forno

Sempre fui apreciadora da comida sirio-libanesa. Várias receitas de pratos tipicos que me foram ensinados por queridas amigas como a Tia Lena, a Vó Victória e a Dona Marlene. Vocês não imaginam as iguarias que eu já provei preparadas por elas.

Ingredientes

500g de carne moída
1 xícaras de trigo pra quibe
2 cebolas médias raladas
1 maço de hortelã fresco
Azeite de oliva
1 limão
cebolinha (5 ramos)
sal

Modo de preparo

Colocar o trigo de molho por uns vinte minutos, para acelerar o processo eu costumo colocar água morna.
Lavar a hortelã, retirar só as folhas e picar miudinho. Lavar e picar a cebolinha do mesmo jeito.
Ralar as cebolas.
Numa tigela funda colocar a carne moida, a cebola, a hortelã, e a cebolinha. Amassar tudo com a mão.
O trigo deve dobrar de volume. Escorre-lo para tirar o máximo de água. Isso pode ser feito de duas maneiras: coloca-lo num pano de prato limpo e torcer, ou ir apertando com a mão mesmo.
Colocar na tigela onde ja estão os outros ingredientes e temperar com sal, azeite e limão.

Num refratário passar azeite no fundo e ajeitar a massa do quibe. Eu costumo cortar o quibe num xadrez antes de levar ao forno. Cubra com papel alumínio e leve ao forno alto pré-aquecido.

Sirva quente cm coalhada, limão e pimenta com gergelin.
Outro dia eu dou a receita de coalhada.

Bom apetite!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Caldo Verde

Com o início dos dias mais friozinhos pela noite, vai uma receitinha de caldo verde!
O caldo verdo é um prato muito conhecido e típico da cozinha Portuguesa.
Há inúmeras variações de como prepará-lo. Picar a couve mais grossa, ou mais fina, bater no liquidificador ou passar pelo passador de legumes, amassar as batatas com um garfo ou fazer um purê. Apesar de tantas variedades, cada um acaba por eleger o seu preferido!
A receita que coloco aqui hoje é a que mais me agrada e é uma adaptação de uma receita da minha mãe, com quem aprendi muito de meus pratos!
As pessoas sempre acham que esse pratos deliciosos são muito trabalhosos. É Possível preparar este caldo verde em 30 minutos.

Ingredientes

2 maços de couve
1 linguiça portuguesa
100g de bacon picadinho
2 colheres de alho moido
1 cebola picadinha
4 batatas médias
azeite de oliva

Preparo

A primeira coisa a fazer é colocar as batatas para cozinhar de preferência numa panela de pressão que vai diminuir o tempo de cozimento. Descasque a batata e corte em pedaços menores, não é necessário picá-la. As batatas devem levar uns 8 minutos para serem cozidas depois que a panela começar a fazer barulho. Dica: Sempre que for cozinhar qualquer legume ou melhor, vegetal sempre é bom acrescentar um fio de óleo.
Também coloque uma chaleira com 2 litros de água para ferver.
Pique a cebola, mas não é necessário que sejam pedaços muito pequenos. Coloque uma panela grande (5 litros) no fogo. Deixe aquecer. Despeje azeite o suficiente para cobrir o fundo da panela e pode colocar a cebola picadinha, o alho moído, e o bacon picado e vá refogando. Enquanto isso corte a linguiça portuguesa em pedacinhos e coloque na panela para refogar junto.
Importante lembrar que a linguiça portuguesa é levemente apimentada, então para aqueles que não gostam de nada apimentando é melhor substituí-la por calabresa ou outra linguiça a seu gosto.



Acrescentar a couve, lavada e picada. Costumo compra a couve interia e picar não muito miudinha para que ela não desapareça totalmente no caldo. Mas se você preferir comprá-la picadinha pode poupar alguns minutos.
Continue refogando. Assim que a couve estiver murcha acrescentar um pouco da água que já deve estar fervendo (aquela da chaleira). Deixe cozinhando em fogo médio.
As batatas já devem estar cozidas, tire a pressão da panela e escorra a água. Num prato fundo vá amassando as batatas com um garfo e colocando na panela onde está o caldo. Após colocar toda a batata verifique se é necessário colocar mais água (pode usar a que cozinhou a batata) e prove para colocar o sal.
Deixe cozinhar por mais alguns minutos e voilá, está pronto o caldo verde!

O caldo deve ser servido bem quente, para acompanhar umas fatias de pão italiano caem perfeitamente e sempre lembrar de colocar um fiozinho de um azeite de oliva por cima! Huuuum que delicia!

Provem e depois me contem!
Beijos
Deia

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Feijoada

Aqui vai a minha primeira receita. Escolhi essa receita para começar por ser a mais representativa da cozinha brasileira.
Além disso, tenho uma breve história para contar sobre feijoada. No ultimo dia 21 de abril fez 45 anos que o meu pai chegou no Brasil! Ele é da Ilha da Madeira, Portugal.
Veio de navio e sua primeira parada foi no Rio de Janeiro. Durante esse dia de passeio foi a primeira vez que meu pai viu a feijoada. Ele teve uma péssima impressão, aquela cumbuca toda escorrida com uma comida preta dentro, segundo ele foi assutador, não sabia que existia feijão preto!! Não quis comer. Hoje além de adorar comer feijoada ele tem um jeito todo especial de prepará-la.
A receita que eu descrevo abaixo é uma versão da feijoada do meu pai!



Ingredientes

250g de costelinha de porco
200g de lombo
200g de carne seca
1 orelha pequena
2 paios
50g de bacon
1kg de feijão preto
2 cebolas grandes
1 cabeça de alho
3 folhas de louro
1 colher de sobremesa de colorau
1 xícara de chá de cachaça
1 laranja pera

Preparo

Comece deixando de molho as carnes de véspera, menos o paio. Troque a água várias vezes.

Para diminuir o sal e também retirar um pouco do excesso de gordura ferva uma panela com água e coloque as carnes ali só para serem escaldadas durante dez minutos aproximadamente. Pode escorrer e reservar. Importante: tente fazer isso numa panela grande não corte as carnes, faça tudo com elas inteiras.
Pegue essa mesma panela grande, acenda o fogo (deixe a panela aquecer) e jogue o bacon picadinho no fundo. Corte as cebolas descascadas em quatro e jogue por cima do bacon. Acrescente o alho descascado (não é necessário picá-los). Coloque as carnes inteiras e os paios sem cortar em cima desse refogado salpique o colorau e as folhas de louro inteiras. Acrescente a cachaça com mais umas duas xícars de água.
Agora rapidamente pode acrescentar o feijão, que deve ter sido só passado na água para dar uma lavadinha.
Coloque água até ficar três dedos acima do feijão. Não mexer. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo médio. Verificar de tempos em tempos se está precisando de água. Conforme vai cozinhando o feijão vai absorvendo a água e inchando.
A feijoada deve levar algumas horas para cozinhar(2 horas). Prove para saber se o feijão já está cozido, parte dele vai mesmo se desafazendo, o que resulta no caldo mais grosso que tem a feijoada.
Verifique se as carnes também estão cozidas, pique no tamanho que deseja e fatie o paio. Volte com tudo para a panela e sirva porções em cumbucas de barro Devem ser escaldadas antes para manter a feijoada quente).

Costumo servir a feijoada com arroz branco, couve refogada, farofa, bisteca, torresmo, laranja fatiada e claro uma boa caipirinha.

Vou colocar aqui também como eu costumo preparar a couve.
Lavar bem as folhas de 2 maços de couve e picá-las finas. Colocar uma panela com água para fever com um fio de óleo. Escaldar a couve por 3 minutos. É só para amolecer. Escorrer a água. Na mesma panela, voltar para o fogo, colocar um fio de azeite de oliva, dourar uma cebola bem picadinha e três dentes de alho picadinhos. JOgar a couve por cima e puxar refogar, ela deve manter a cor verde bem viva!Prontinha para servir!

Outra dica é descascar a laranja e retirar toda aquela parte branca e picar para servir.

Bom apetite!
Se alguém tiver duvidas ou sugestões, fique a vontade para me enviá-las.
Abraços
Andreia

sábado, 25 de abril de 2009

Idéia

Adoro cozinhar!
Estou sempre procurando novas receitas. Adoro fazer festas temáticas onde escolho um tipo de comida e faço alguns pratos para receber meus amigos.
Desde a feijoada até Harira, adoro misturas temperos e deixar as receitas com o meu jeito.
A idéia do blog surgiu esta tarde, enquanto eu assitia na TV a mais um programa sobre culinária internacional.
A partir de agora vou fazer desse espaço um lugar para guardar minhas receitas!
Claro que muitas delas foram copiadas e passadas por grandes amigos!
Dedido este blog a todos que são minhas "cobaias", aos que eu faço comer o que eu preparo!
Grande Beijo