
Bom, essa história de feijão amigo, começou a três carnavais no Rio. Isso mesmo, tempo contado em carnavais, hehe!
Segundo meus amigos cariocas, e como já pude perceber, lá no Rio o pessoal consome muito mais feijão preto que a gente aqui em Sampa. Ficamos mais restritos a utilizá-lo para feijuca. Muito engraçado que o que mais se consome aqui é o carioquinha.
Essa receita que eu vou passar hoje eu mesma criei, não que seja uma grande coisa essa de receita de feijão, na realidade é mais um estímulo para vocês provarem comer o feijão dessa maneira "amiga".
Tudo quanto é botequim no Rio serve o caldinho de feijão ou o tal feijão amigo. Vem normalmente numa caneca ou cumbuquinha. Mas qual é essa de chamar de amigo???? Olha eu acho que é amigo porque além de ninguem ir pra boteco sozinho, ainda mais no Rio, ele se torna seu amigo fiel no dia seguinte de uma bebedeira!! Ainda mais no Carnaval agitadão! Minha primeira vez com o feijão amigo foi na casa dos pais de um grande amigo o Marcello! O super feijão da Dona Maria!! Incrível mesmo!!! Ai virou tradição! não passo sem meu feijão amigo! A foto é a vista da casa deles!
E chega de conversa, vamos a receita!!!
Ah! Só mais uma coisa fiz um receita pequena pra mostrar que não precisa de caldeirão pra fazer feijão.
Ingredientes
2 xícaras de feijão preto escolhido
150 g de costelinha de porco (eu vou no açougue e peço por uma pontinha de costela de porco só para dar gosto no feijão aquela sem ser salgada mesmo) esse é o ingrediente chave para o sabor!
1 cebola
1 colher de sopa de alho moido
1 folha de louro
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de cachaça
Preparo
Pego a panela de pressão, nesse caso pode ser a pequena mesmo, e coloco tudo junto. Feijão, costelinha sem cortar, a cebola descascada e corta em quatro, o alho, o louro, o óleo e a cachaça.
Cubro com o dobro de água da altura do feijão e coloco para cozinhar na pressão. Na hora que pegar pressão deixo cozinhar por 15 minutos. Tiro a pressão acrescento mais água até o dobro do volume do feijão de novo, coloco uma colher de sopa de sal, e deixo cozinhar mais 30 minutos. Desligo a panela e deixo que perca a pressão sozinha. Quando isso acontecer, abro, provo o sal e vejo se o feijão tá cozido, se não volto mais 10 minutos para a pressão, se sim, deixo apurar com a panela destampada, para reduzir a quantidade de água e desmanchar alguns grãos engrossando o caldo.
Ai para servir o segredo é ter uma farofinha gostosa e uma pimentinha ardida. Pra tomar com cerveja é o que há! Convide os amigos e se delicie! Se quiser fazer em maior quantidade fique a vontade! Para deixar mais incrementado coloque paio e bacon, fica delicioso.
Abração