domingo, 26 de julho de 2009

Feijão amigo

Oi pessoal! Estou em casa assistindo TV e comendo um feijão amigo delicioso!
Bom, essa história de feijão amigo, começou a três carnavais no Rio. Isso mesmo, tempo contado em carnavais, hehe!
Segundo meus amigos cariocas, e como já pude perceber, lá no Rio o pessoal consome muito mais feijão preto que a gente aqui em Sampa. Ficamos mais restritos a utilizá-lo para feijuca. Muito engraçado que o que mais se consome aqui é o carioquinha.
Essa receita que eu vou passar hoje eu mesma criei, não que seja uma grande coisa essa de receita de feijão, na realidade é mais um estímulo para vocês provarem comer o feijão dessa maneira "amiga".
Tudo quanto é botequim no Rio serve o caldinho de feijão ou o tal feijão amigo. Vem normalmente numa caneca ou cumbuquinha. Mas qual é essa de chamar de amigo???? Olha eu acho que é amigo porque além de ninguem ir pra boteco sozinho, ainda mais no Rio, ele se torna seu amigo fiel no dia seguinte de uma bebedeira!! Ainda mais no Carnaval agitadão! Minha primeira vez com o feijão amigo foi na casa dos pais de um grande amigo o Marcello! O super feijão da Dona Maria!! Incrível mesmo!!! Ai virou tradição! não passo sem meu feijão amigo! A foto é a vista da casa deles!
E chega de conversa, vamos a receita!!!
Ah! Só mais uma coisa fiz um receita pequena pra mostrar que não precisa de caldeirão pra fazer feijão.
Ingredientes

2 xícaras de feijão preto escolhido
150 g de costelinha de porco (eu vou no açougue e peço por uma pontinha de costela de porco só para dar gosto no feijão aquela sem ser salgada mesmo) esse é o ingrediente chave para o sabor!
1 cebola
1 colher de sopa de alho moido
1 folha de louro
1 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de cachaça

Preparo

Pego a panela de pressão, nesse caso pode ser a pequena mesmo, e coloco tudo junto. Feijão, costelinha sem cortar, a cebola descascada e corta em quatro, o alho, o louro, o óleo e a cachaça.
Cubro com o dobro de água da altura do feijão e coloco para cozinhar na pressão. Na hora que pegar pressão deixo cozinhar por 15 minutos. Tiro a pressão acrescento mais água até o dobro do volume do feijão de novo, coloco uma colher de sopa de sal, e deixo cozinhar mais 30 minutos. Desligo a panela e deixo que perca a pressão sozinha. Quando isso acontecer, abro, provo o sal e vejo se o feijão tá cozido, se não volto mais 10 minutos para a pressão, se sim, deixo apurar com a panela destampada, para reduzir a quantidade de água e desmanchar alguns grãos engrossando o caldo.

Ai para servir o segredo é ter uma farofinha gostosa e uma pimentinha ardida. Pra tomar com cerveja é o que há! Convide os amigos e se delicie! Se quiser fazer em maior quantidade fique a vontade! Para deixar mais incrementado coloque paio e bacon, fica delicioso.

Abração

terça-feira, 14 de julho de 2009

Torta salgada de liquidificador

Ingredientes

3 ovos
1 xícara de óleo
1 xícara de leite
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícaras de maizena
1 colher de fermento em pó
1 colher de chá de sal
2 colheres de salsinha
50 g de queijo ralado

Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador e colocar numa forma untada e enfarinhada.
O recheio pode ser o que você quiser. Basta colocar por cima da massa na assadeira e mexer com um garfo sem deixá-lo tocar no fundo ou nas laterais da forma. Cobrir com rodelas de tomate e salpicar o queijo ralado por cima.

Minha sugestão é de atum!

Ingredientes:
1 lata de atum
1 cebola picada
1 colher de sobremesa de alho
1/2 colher (de café) de cominho
1/2 xícara de azeitona
1/2 xícara de ervilha
1/2 xícara de milho
3 colheres de azeite
1 colher de alcaparras

Refogue a no azeite a cebola e o alho. Junte as alcaparras e o atum, o milho, a ervilha e por último a azeitona. Tempere com o cominho e ajuste o sal.

domingo, 12 de julho de 2009

Torta salgada - vários recheios

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo
1/2 pacote de gordura hidrogenada vegetal
1 copo de yogurte
2 ovos
1 pitada de fermento em pó quimico

Modo de preparo


A primeira coisa a fazer nessa receita é deixar a gordura hidrogenada fora da geladeira para que ela fique a temperatura ambiente e seja mais fácil de trabalhar. Misturar todos os ingredientes numa tigela grande e ir amassando. A massa deve soltar das mãos, se for necessário vá acrescentando farinha de trigo aos poucos. Essa massa pode ser guardada na geladeira para ser aberta mais tarde, só deve ser colocada dentro de um saco plástico ou pote hermético para que não ficar seca.
Polvilhe uma superfíce limpa com farinha de trigo e abra a massa com o rolo no tamanho ideal para forrar o pirex ou forma. Se preferir pode ir colocando pequenos pedaços de massa no fundo da forma ou pirex até cobrí-la por completo. Lembre de deixar massa para cobrir depois que colocar o recheio. Depois que colocar a massa fazer algum furos com o garfo para que ela possa "respirar" e não grudar na forma. Essa receita deve render dua tortas médias.

O recheio é um caso a parte. pode-se fazer desde o mais simples ao mais elaborado. Isso que vai deixar a torta mais sofisticada ou não. Aqui vou colocar algumas sugestões.

De frango:
Cozinhe na panela de pressão um peito de frango inteiro. Acrescente alguns temperos antes de colocar pra cozinha: 1 folha de louro, 1 colher de chá de sal, 1/4 de um limão, 1 colher de chá de mangerona. Estes temperos ficam ao paladar de cada um. Não tenha medo de usar muitas ervas. Deixe cozinhar bastante, assim fica mais fácil desfiar o frango (tarefa não muito agradável!!). Depois de cozido e desfiado, refogue junto com 1 cebola e 2 ou 3 dentes de alho amassado. Acrescente um pouco de páprica, ou colorau ou ainda se preferir pode colocar umas duas colheres de ketchup. Acrescente uma lata de milho escorrida, pode colocar também uma cenoura pequena ralada. Dissolva uma colher de farinha de trigo num copo (meio de leite e meio de água) e coloque na panela mexendo para dar uma consistência cremosa ao recheio. Deixe esfriar um pouco antes de colocar na massa.
No caso de frango combina muito catupiry. Eu coloco o recheio e cubro totalmente com o catupiry, coloco pra assar sem tampa. Na hora de servir acrescente batata palha por cima. Além de delicosa fica muito bonita.

De palmito:
Escorra um vidro de palmito ou (250g de pupunha). Pique uma cebola e refogue com alho. Acrescente um tomate picado deixe secar um pouco da água e misture o palmito picadinho ou em rodelas. Tempere com orégano, majericão e alecrim. Também use o truque de dissolver uma colher de farinha num copo (meio de água e meio de leite) pra deixar o recheio mais cremoso. Mexa até engrossar e acerte o sal. Eu costumo deixar esfriar e colocar um pedaços de queijo no meio. Antes de colocar como recheio.

De presunto e queijo:
Se tiver em pedaços e tiver um processador, coloque quantidades iguais e misture no processador. Se não rale ou pique mais miudinho possivel. Misture 1 cebola e um tomate picados com orégano.Dissolva uma colher de farinha num copo (meio água e meio leite), leve ao fogo deixe engrossar e quando estiver mais frio misture ao restante. Esse recheio não pode ficar muito próximo da borda, proque queijos costumam transbordar. Cuidado.

De escarola:
Lave um maço de escarola. Pique umas 100 gramas de bacon, deixe frita sem óleo algum. No óleo que ele solta refogue uma cebola picada e três a quatro dentes de alho laminados. Acrecente a escarola picadinha e refogue até secar quase toda a água.
Espere esfriar acrescente 200 g de ricota amassada e temperada com azeite e sal. Misture tudo e recheie a torta.

sábado, 11 de julho de 2009

Tortinha de maçã rápida


Essa receita é super fácil! Quem me deu foi minha amigona Leninha!
Fica delicioso para servir com sorvete de creme!

Ingredientes
5 a 6 maçãs médias sem casca
3/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de manteiga derretida
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de suco de limão
3/4 de xícara de farinha de rosca
1 colher de chá de canela em pó
1/4 de copo de água
manteiga para untar o pirex

Modo de preparo

Untar um pirex quadrado com manteiga. Espalhar as maçãs cortadas no pirex, polvilhar as maçãs com 1/4 de xícara de açúcar misturado com 1/2 colher de chá de sal e 1 colher se sopa de suco de limão.
Numa tigela peneirar junto: a farinha de rosca, 1/2 xícara de açúcar e uma colher de chá de canela em pó. Misturar a manteiga derretida e mexer bem até ficar uma farofa.
Espalhar essa farofa por sobre as maçãs e salpicar 1/4 de copo de água. Levar ao forno médio por 30 a 45 minutos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pudim de leite



Essa receita é da minha avó. Além de ser deliciosa é super prática.

Ingredientes

2 xícaras de leite em pó
2 xícaras de água fria
4 ovos
8 colheres rasas de açúcar

Modo de preparo

Utlizar uma forma de furo no meio. Caramelizar a forma. 1/2 xícara de açúcar e duas colheres de água. Deixar ferver até ficar em ponto de fio.
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar na forma caramelada. Colocar para assar em banho maria numa forma maior com água já quente.
Assar em forno alto por aproximadamente 30 minutos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Bolo de mandioca

Deliciosa receita passada pela Ana Maria. Fica bem umido o bolo e doce na medida certa!


Ingredientes

1 kg de mandioca
100 g coco ralado
1 vidro de leito de coco
5 ovos
2 1/2 xícaras de açúcar
2 colheres de manteiga (100g)
1 colher de sopa de fermente bem cheia

Modo de preparo

Ralar a mandioca. Levar para ferver o leite com o leite coco. Misturar a mandioca e mexe com o garfo até ela ficar meio transparente. Bater os ovos com o açúcar. E depois acrescenta a margarina sempre batendo. Após escaldar a mandioca no leite jogar por cima o creme batido (ovos, açúcar e margarina), mistura com uma colher de pau e acrescentar o fermento por ultimo.
Colocar na assadeira untada com margarina e açucar. Assar no forno alto.