sábado, 19 de setembro de 2009

Yakisoba de frango

Adoro comida oriental de uma forma geral, mas o yakisoba já até virou prato nosso!! hehehe!
Super nutritivo e se preparado com cuidado e sem excesso de óleo fica bem light.
Aproveite!

Ingredientes

300 g de peito de frango cortado em cubos
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
2 cebolas
8 folhas de acelga
1 cenoura grande
10 arvorezinhas de brócolis
10 arvorezinhas de couve-flor
1 abobrinha italiana
1/2 xícara de cogumelos frescos laminados
2 dentes de alho espremido
2 olheres de sopa óleo (o que você costuma utilizar)
óleo de gergelin
shoyu
1 colher de sopa de amido de milho
lascas de gengibre
200 g de macarrão para yakisoba

Modo de prepraro

Cozinhe o macarrão como indicado na embalagem, cada tipo tem um preparo diferente. Escorra a água e reserve. Enquanto isso, prepare os legumes. A cenoura deve ser cortada em fatias finas, a abobrinha em fatias mais grossas, os pimentões e a cebola devem ser cortados em quadrados, e a acelga cortada em tiras grossas. Reservar. Numa panela grande, de preferência anti aderente, coloque as duas colheres de sopa de óleo deixe aquecer. Acrescente o alho espremido e o frango picado em cubos pequenos ao mesmo tempo. Deixe refogar bem, acrescente algumas gotinhas do óleo de gergelim e as lascas de gengibre. Acrescente os cogumelos frescos em lascas. Separadamente, coloque o amido de milho em um copo e dissolva com 1/2 xícara de chá de água e 1/2 xícara de chá de shoyu. Abaixe o fogo, e despeje esse caldo. Acrescente os legumes iniciando pelos mais duros. Cada vez que acrescentar um legume, mexa com duas colheres como se estivesse temperando uma salada, ao final quando os legumes ainda estiverem tenros e a acelga tiver muchado, retire do fogo e despeje numa tigela, volte com a panela para o fogo e coloque o macarrão já cozido e escorrido para fritá-lo, depois que ja estiver quente despeje o frango com os legumes (reservados na tigela), misture uma última vez, e sirva.

Algumas dicas:

- se não tiver disponível cogumelos frescos, pode usar champignon, mas eles devem ser acrescentados após todos os legumes.
- a panela ideal é uma wok, mas você pode usar uma outra que seja grande o suficiente e com anti-aderente.
- cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do fabricante, mas lembre-se que ele não pode cozinhar demais, se não você não conseguirá fritá-lo.
- o óleo de gergelin é delicioso e deixa um aroma tipico desse prato, mas cuidado ao utilizá-lo ele pode deixar o prato muito enjoativo.
- podem ser acrescentados pedaços de broto de bambu e broto de feijão também fica delicioso.

Bom apetite!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Salada rápida de repolho e atum


Oi pessoal, andei meio sumida, né?
Me desculpem, mas tenho andado muito ocupada com o trabalho.
Hoje vou dar uma receitinha de uma saladinha muito gostosa e fácil de preparar. Eu aprendi a receita com o Alberto do Sexy Help Desk
Valeu Xuxu!

Ingredientes

1/2 repolho
1 cebola grande
1 pimentão verde
1/a xícara de azeitonas verdes sem caroço picadas
1 lata de atum
cebolinha
azeite
sal
limão

Modo de preparo

Coloque 3 litros de água com um fio de óleo e 1 colher de chá de sal no fogo para aquecer. Corte o repolho em tiras finas e lave em água corrente. Após a água levantar fervura jogue o repolho picado lá para ser escaldado, assim que começar a ferver de novo deixe de 3 a 5 minutos, retire do fogo e escorra a água do repolho com a ajuda de um escorredor. Deixe escorrer bem a água. Descasque a cebola e corte em rodelas tão finas quanto consiga, coloque a cebola de molho em água com uma colher de sal, isso serve para retirar o excesso de ardor, cerca de cinco minutos são suficientes. Lave bem o pimentão, retire as sementes e também corte bem fininho no sentido transversal. Pique uns três ramos de cebolinhas. Numa tigela coloque o repolho bem escorrido, a cebola lavada e escorrida, o pimentão, a cebolinha, a azeitona e o atum. Com a ajuda de duas colheres misture todos os ingredientes e tempere de acordo com sua preferência. Colque na geladeira para ficar bem geladinha e sirva como acompanhamento ou como entrada.

Algumas dicas

- o repolho depois de escaldado e escorrido pode ser megulhaod em água fria ou gelada para resfriar mais rapidamente, só lembre de escorrê-lo muito bem para que a salada não fique aguada.
- a azeitona sugerida é a verde, mas utilize a de sua preferência, a preta apimentada também fica deliciosa.
- o atum em lata pode ser o que você estiver disponivel em casa, eu costumo usar o em pedaçoes em água, se for utilizar o que vem em óleo escorra um pouco para que a salada não fique muito gordurosa, e depois cuidado no tempero.
- uma pitada de cominho em pó pode dar um toque especial ao sabor.

Bom apetite!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bolo de fubá na caneca!!

Olá!
Eu estava procurando na internet um foto de goiabada para ilustrar a receita de beliscões e encontrei essa receita maravilhosa!
Aqui está o link para a receita no blog:
http://sabrith.blogspot.com/2008/08/bolo-de-fub-com-goiabada-em-3-minutos.html
É uma receita excelente pra quem está sozinho e morrendo de vontade de comer um bolinho e não quer nada grande nem trabalhoso!
Adorei! Transcrevo a receita abaixo o crédito é da Sabrith!
Aproveitem.

Ingredientes

1 ovo pequeno
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha e trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado01 colher (café) de fermento em pó

Cobertura

2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água

Modo de preparo

Derrame o ovo na caneca e bata com o garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até a massa ficar uniforme. Leve por três minutos ao microondas na potência máxima.

Cobertura: pique a goiabada, junte a água e ponha no microondas por um minuto. Espalhe sobre o bolo.

Dicas e truques

Caneca ideal - Separe uma caneca com capacidade de 300 ml. Se for menor que isso você corre o risco de ver os ingredientes vazarem do recipiente. A caneca deve ser apropriada para uso em microondas.

Unte bem - depois de preparar a receita, passe manteiga e polvilhe farinha em outra caneca e despeje a massa. Assim o doce não gruda e não quebra ao desenformar.