quarta-feira, 29 de abril de 2009

Caldo Verde

Com o início dos dias mais friozinhos pela noite, vai uma receitinha de caldo verde!
O caldo verdo é um prato muito conhecido e típico da cozinha Portuguesa.
Há inúmeras variações de como prepará-lo. Picar a couve mais grossa, ou mais fina, bater no liquidificador ou passar pelo passador de legumes, amassar as batatas com um garfo ou fazer um purê. Apesar de tantas variedades, cada um acaba por eleger o seu preferido!
A receita que coloco aqui hoje é a que mais me agrada e é uma adaptação de uma receita da minha mãe, com quem aprendi muito de meus pratos!
As pessoas sempre acham que esse pratos deliciosos são muito trabalhosos. É Possível preparar este caldo verde em 30 minutos.

Ingredientes

2 maços de couve
1 linguiça portuguesa
100g de bacon picadinho
2 colheres de alho moido
1 cebola picadinha
4 batatas médias
azeite de oliva

Preparo

A primeira coisa a fazer é colocar as batatas para cozinhar de preferência numa panela de pressão que vai diminuir o tempo de cozimento. Descasque a batata e corte em pedaços menores, não é necessário picá-la. As batatas devem levar uns 8 minutos para serem cozidas depois que a panela começar a fazer barulho. Dica: Sempre que for cozinhar qualquer legume ou melhor, vegetal sempre é bom acrescentar um fio de óleo.
Também coloque uma chaleira com 2 litros de água para ferver.
Pique a cebola, mas não é necessário que sejam pedaços muito pequenos. Coloque uma panela grande (5 litros) no fogo. Deixe aquecer. Despeje azeite o suficiente para cobrir o fundo da panela e pode colocar a cebola picadinha, o alho moído, e o bacon picado e vá refogando. Enquanto isso corte a linguiça portuguesa em pedacinhos e coloque na panela para refogar junto.
Importante lembrar que a linguiça portuguesa é levemente apimentada, então para aqueles que não gostam de nada apimentando é melhor substituí-la por calabresa ou outra linguiça a seu gosto.



Acrescentar a couve, lavada e picada. Costumo compra a couve interia e picar não muito miudinha para que ela não desapareça totalmente no caldo. Mas se você preferir comprá-la picadinha pode poupar alguns minutos.
Continue refogando. Assim que a couve estiver murcha acrescentar um pouco da água que já deve estar fervendo (aquela da chaleira). Deixe cozinhando em fogo médio.
As batatas já devem estar cozidas, tire a pressão da panela e escorra a água. Num prato fundo vá amassando as batatas com um garfo e colocando na panela onde está o caldo. Após colocar toda a batata verifique se é necessário colocar mais água (pode usar a que cozinhou a batata) e prove para colocar o sal.
Deixe cozinhar por mais alguns minutos e voilá, está pronto o caldo verde!

O caldo deve ser servido bem quente, para acompanhar umas fatias de pão italiano caem perfeitamente e sempre lembrar de colocar um fiozinho de um azeite de oliva por cima! Huuuum que delicia!

Provem e depois me contem!
Beijos
Deia

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Feijoada

Aqui vai a minha primeira receita. Escolhi essa receita para começar por ser a mais representativa da cozinha brasileira.
Além disso, tenho uma breve história para contar sobre feijoada. No ultimo dia 21 de abril fez 45 anos que o meu pai chegou no Brasil! Ele é da Ilha da Madeira, Portugal.
Veio de navio e sua primeira parada foi no Rio de Janeiro. Durante esse dia de passeio foi a primeira vez que meu pai viu a feijoada. Ele teve uma péssima impressão, aquela cumbuca toda escorrida com uma comida preta dentro, segundo ele foi assutador, não sabia que existia feijão preto!! Não quis comer. Hoje além de adorar comer feijoada ele tem um jeito todo especial de prepará-la.
A receita que eu descrevo abaixo é uma versão da feijoada do meu pai!



Ingredientes

250g de costelinha de porco
200g de lombo
200g de carne seca
1 orelha pequena
2 paios
50g de bacon
1kg de feijão preto
2 cebolas grandes
1 cabeça de alho
3 folhas de louro
1 colher de sobremesa de colorau
1 xícara de chá de cachaça
1 laranja pera

Preparo

Comece deixando de molho as carnes de véspera, menos o paio. Troque a água várias vezes.

Para diminuir o sal e também retirar um pouco do excesso de gordura ferva uma panela com água e coloque as carnes ali só para serem escaldadas durante dez minutos aproximadamente. Pode escorrer e reservar. Importante: tente fazer isso numa panela grande não corte as carnes, faça tudo com elas inteiras.
Pegue essa mesma panela grande, acenda o fogo (deixe a panela aquecer) e jogue o bacon picadinho no fundo. Corte as cebolas descascadas em quatro e jogue por cima do bacon. Acrescente o alho descascado (não é necessário picá-los). Coloque as carnes inteiras e os paios sem cortar em cima desse refogado salpique o colorau e as folhas de louro inteiras. Acrescente a cachaça com mais umas duas xícars de água.
Agora rapidamente pode acrescentar o feijão, que deve ter sido só passado na água para dar uma lavadinha.
Coloque água até ficar três dedos acima do feijão. Não mexer. Tampar a panela e deixar cozinhar em fogo médio. Verificar de tempos em tempos se está precisando de água. Conforme vai cozinhando o feijão vai absorvendo a água e inchando.
A feijoada deve levar algumas horas para cozinhar(2 horas). Prove para saber se o feijão já está cozido, parte dele vai mesmo se desafazendo, o que resulta no caldo mais grosso que tem a feijoada.
Verifique se as carnes também estão cozidas, pique no tamanho que deseja e fatie o paio. Volte com tudo para a panela e sirva porções em cumbucas de barro Devem ser escaldadas antes para manter a feijoada quente).

Costumo servir a feijoada com arroz branco, couve refogada, farofa, bisteca, torresmo, laranja fatiada e claro uma boa caipirinha.

Vou colocar aqui também como eu costumo preparar a couve.
Lavar bem as folhas de 2 maços de couve e picá-las finas. Colocar uma panela com água para fever com um fio de óleo. Escaldar a couve por 3 minutos. É só para amolecer. Escorrer a água. Na mesma panela, voltar para o fogo, colocar um fio de azeite de oliva, dourar uma cebola bem picadinha e três dentes de alho picadinhos. JOgar a couve por cima e puxar refogar, ela deve manter a cor verde bem viva!Prontinha para servir!

Outra dica é descascar a laranja e retirar toda aquela parte branca e picar para servir.

Bom apetite!
Se alguém tiver duvidas ou sugestões, fique a vontade para me enviá-las.
Abraços
Andreia

sábado, 25 de abril de 2009

Idéia

Adoro cozinhar!
Estou sempre procurando novas receitas. Adoro fazer festas temáticas onde escolho um tipo de comida e faço alguns pratos para receber meus amigos.
Desde a feijoada até Harira, adoro misturas temperos e deixar as receitas com o meu jeito.
A idéia do blog surgiu esta tarde, enquanto eu assitia na TV a mais um programa sobre culinária internacional.
A partir de agora vou fazer desse espaço um lugar para guardar minhas receitas!
Claro que muitas delas foram copiadas e passadas por grandes amigos!
Dedido este blog a todos que são minhas "cobaias", aos que eu faço comer o que eu preparo!
Grande Beijo